Claramente definido no “wikipedia” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Balan%C3%A7a) balança é um instrumento que mede a massa de um corpo e não o peso. A palavra balança em sua origem em latim resume a idéia de uma montagem mecânica com dois pratos, princípio básico da comparação de massas. Naturalmente hoje em dia apesar de balanças mecânicas ainda serem fabricadas e de maneira precisa, as balanças eletrônicas dominam o mercado mundial e para se construir uma balança eletrônica é necessário um sensor de peso e uma eletrônica associada ao sensor para amostragem do valor da massa. Existem vários tipos de sensores de peso, porém com o uso da célula de carga à base de “strain gauge” é sem dúvida a mais fabricada no mundo.

 

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A idéia exata de sistema de pesagem passa por algo que não é um simples instrumento e sim a composição de partes e peças cujo valor da massa será utilizado para determinados controles específicos do local de aplicação.

 

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Construir célula de carga de custo acessível, cujas reações a mudanças de temperatura, umidade, campo magnético e outros são controlados com erros máximos conhecidos para proporcional milhares de divisões confiáveis, esse é o desafio e essa é a missão da IWM Internacional.

 

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O uso de “strain gauge” de alta performance em corpo de material não reciclado e de propriedade termo-dinâmica estável, com um processo produtivo confiável e documentado, realizado aos milhões por ano, tem como resultado grande desempenho.

 

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Ainda hoje este processo produtivo é manual e o centro de fabricação destes sensores de peso nos últimos 10 a 12 anos deslocou-se dos EUA e Europa para a Ásia, mais especificamente a China. Motivo: recursos materiais e mão de obra acessíveis são as razões.

 

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Atualmente a IWM Internacional possui sua fabricação principal na cidade de Suzhou, província de Jiangsu, mesmo local onde outras fábricas internacionais de referências também possuem seu processo produtivo, com a HBM, Metler Toledo e outras.

 

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Durante muitos anos a equipe técnica da IWM Internacional fornecia exclusivamente para grandes marcas e desde 2005 uma mudança radical na forma de comercialização, colocando à disposição diretamente do consumidor, seja ele industrial, comercial ou de serviços.

 

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O processo de fabricação da célula de carga passa pela fabricação do corpo metálico, podendo ser alumínio anodizado, aço carbono e aço inox. A origem do corpo por si só já define determinados tipos de erros que a célula de carga vai oferecer. Corpos recicláveis apresentarão limites grandes de linearidade, histerese e “creep”. Uso de “strain gauge” de boa qualidade definem outros tipos de erros. O processo produtivo que inclue a colagem do “strain gauge” no corpo passa por uma sala com umidade, temperatura e pó controlado. Em todo o processo existe cerca de 13 pontos de testes de verificação e inspeção, alguns por amostragem e outros por inspeção individual, como os testes de temperatura em câmara climática.

 

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Basicamente é um processo repetitivo que exige precisão manual aliado a um CEP – controle estatístico de processo com refinamento detalhado.

 

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Apesar de hoje cursos técnicos de mecânicas possuírem aulas e incentivos à montagem, para se produzir milhões por ano com qualidade assegurada e custos acessíveis, certas etapas do processo ainda são sigilosos e definem a qualidade final.

 

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Apesar de em algumas partes do mundo ainda haverem restrições a compra de produtos asiáticos e em especial “made in China”, isto ocorre porque marcas e importadores exigem muitas vezes preço ao invés de qualidade e a filosofia fabril comercial na China é que o cliente define preço x qualidade. Outros mercados com o Americano e Europeu encontraram muitas vantagens em re-passar processo fabril para a China e controlar as qualidades que desejam diminuindo muito custo de produção. Porém em mercados latinos, africanos, do oriente Médio e outros, aproveitaram-se do fato que os fabricantes asiáticos podem baixar ainda mais preços de produção e, em conseqüência, a qualidade final do produto. Persiste a idéia de que “o mercado aceita baixa qualidade”.

 

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CEP deve acompanhar todas as etapas desde o recebimento de materiais até a etapa final de empacotamento, portanto ao ler um número de série da célula de carga IWM tenha certeza que tudo está documentado para responder à qualquer pergunta sobre performance.

 

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A tecnologia para fabricação de células de alumínio é razoavelmente diferente das de aço, incluindo o uso de strain gauges, ainda mais selecionados e caros para atingir a performance.

 

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Na tentativa de atingir preços ainda menores fabricantes diversos utilizam-se de corpos recicláveis, “strain gauges” baratos, processos sem controle de temperatura, salas impróprias e sem controle de poeira. No final apresentam produtos que aos “olhos nu” não mostram toda deficiência nos parâmetros.

 

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Afirmo que hoje chegamos aos limites mínimos de custos de produção para células de carga na Ásia.

 

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